terça-feira, 12 de abril de 2011

A Educação Matemática na Formação de Cidadãos

Um dos grandes desafios da Matemática atual é a dificuldade encontrada por alguns alunos em interpretar situações problemas, além do compromisso com o estudo diário. A área educacional exige muito, pois formar cidadãos que possam contribuir para um modelo de sociedade não é tarefa fácil, consiste num caminho longo e lento, o despertar do conhecimento nasce aos poucos e ao longo da história vai se concretizando. O professor deve estar atento às constantes mudanças que ocorrem no sistema educacional, novas metodologias são desenvolvidas, tendências educacionais são criadas baseadas em estudos que visam contribuir para a melhoria do meio educacional.


O Licenciado em Matemática precisa levar ao conhecimento do aluno situações novas, implementar uma didática baseada em livros e direcionada além dos muros da escola, utilizando situações práticas e de vivência.

A apresentação de situações problemas e exercícios de raciocínio lógico possuem características próprias, pois a elucidação de tais atividades por parte dos alunos visa à concretização da autoestima e da confiança em si. Um jovem confiante e estimulado desenvolve suas habilidades com maior facilidade, estando ativo em todos os trabalhos propostos.

Certa vez, a professora de Carl Friedrich Gauss (1777-1855) lhe aplicou um problema no intuito de punição. Ela propôs que ele adicionasse os números de 1 até 100 (1+2+3+4+5+,.....,+98 + 99 + 100), esperando que tal exercício o distraísse por algumas horas. Poucos minutos depois, Gauss apresentou a resposta acompanhada da resolução do problema. O interesse por desvendar os mistérios da Matemática fez de Gauss o Príncipe dos Matemáticos, um dos maiores gênios da história, seu QI foi estimado em 240.

A Matemática precisa ser uma ferramenta utilizada na busca por novos gênios, e a principal pessoa capaz de colocar esse objeto em prática é o professor de Matemática, através de aulas dinâmicas, interessantes, objetivas, claras, informativas, persuasivas e convincentes.

Fonte: http://www.brasilescola.com/


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Vamos Conversar?